Board Game Café: Diversão para você, os amigos e a família

– Olá, tudo bom? Já escolhi meu pedido: vou querer um mocha, um pão de queijo e um Banco Imobiliário.

Vai se acostumando, em breve você irá em algum café que terá no cardápio bebidas, comidas e jogos de tabuleiros. A onda dos Board Game Cafés já faz sucesso pelo mundo – só na China tem mais de 200 estabelecimentos – e traz um conceito bem interativo, criativo e simples, daqueles que fazem surgir a famosa indagação: por que ninguém pensou nisso antes? Em tempos de games super modernos, individuais e na palma das nossas mãos, voltar ao passado e interagir com o seu adversário pessoalmente, olho no olho, não é má ideia.

Vai dizer que não é divertido reunir os amigos, ou reunir os amigos e os respectivos filhos, para tomar um café/cerveja e se divertir por algumas horas jogando War, Yathze, Xadrez, Damas, Uno, etc.?

Um dos primeiros Board Game Cafés, o Snakes & Lattes abriu em 2010 em Toronto, Canadá, e serviu de inspiração para muita gente. Pensado para ser um local onde os clientes, enquanto saboreiam uma boa refeição, relembrem daqueles jogos clássicos da infância – uma das maiores diversões nos dias de chuva – e aproveitem também para jogar os modernos jogos de tabuleiros.

Pode parecer simples, mas ter um Board Game Café, além de se preocupar em oferecer um ótimo cardápio de cafés e comidas – isso é o básico do básico – tem um detalhe a mais: o acervo de jogos. Perder as peças, molhar cartas, não deixar juntar poeira e outros desafios vão fazer parte da rotina. O dono do Snake & Latter explica tudo nesse vídeo.

A prova da força deste negócio é o Draughts Game Café, em Londres. Toby Hamand e Nick Curci, donos do café, se inspiraram no Snakes e resolveram fazer uma campanha de croundfounding para abrir o primeiro board game café de Londres. Através do Kickstarter, pediram 10.000 euros para botar o negócio em pé e arrecadaram mais que o dobro do esperado: 20.914 euros.

Independente de qualquer revolução tecnológica, sempre existirá Detetive, Monopoly, Damas, Cara a Cara, para nos entreter. Juntar tudo isso com um bom café, pelo menos para mim, um morador de Curitiba acostumado com chuva e tempo frio, se encaixam perfeitamente.

Assim como os entusiastas do café só aumentam, o crescimento das vendas de jogos de tabuleiro também. Em 2013 as vendas desse tipo de jogo cresceram 20%.

No Brasil, temos um Board Game Café em Brasília, chamado Mobius Café, que conta com mais de 200 jogos no acervo.
Para inspirações e referências, seguem outros Board Games Cafés:

Alaloum Board Game Cafe (Atenas, Grécia)

Roll Play (Toronto, Canadá)

Interactivity Board Game Cafe (Victoria, Colúmbia Britânica)

FONTE: DRINK GOOD COFFEE

 
GOSTOU? CONVIDE SEUS AMIGOS E VENHA JOGAR :)