Conheça 5 jogos que auxiliam no estudo para concurso público

Quem está estudando para concursos públicos raramente consegue um tempinho em meio à preparação para se divertir em jogos com os amigos. Mas e se esses jogos e brincadeiras ajudassem nos estudos?

A FOLHA DIRIGIDA conversou com Paulo Fernandes, CEO da agência de Marketing Digital ABlab – com experiência de mais de dez anos em jogos de tabuleiro -, que listou cinco jogos para ajudar você a ter sucesso nos concursos públicos.

Paulo Fernandes é CEO da ABlab com mais de 10 anos de experiência em jogos de tabuleiros

Paulo conta que a paixão por jogos de tabuleiro era mais uma opção de lazer para os momentos de reunião entre amigos e família. E que buscava sempre por novas opções para manter vivo o interesse de todos.

Dessa forma, ele foi descobrindo cada vez mais jogos complexos e desafiadores, que apresentavam características diferentes daquelas que se encontram nas lojas comuns de brinquedos.

JOGOS SERVEM DE AUXÍLIO NA VIDA PROFISSIONAL

Com o desejo de conhecer a fundo o mundo dos jogos de tabuleiro, Paulo se tornou especialista no assunto. Segundo ele, o que mais desperta sua atenção é ver pessoas se dispondo a ficar com os celulares desligados, ou a passar horas sem desbloqueá-los, simplesmente para não atrapalhar a rodada.

“Isso foi possível mesmo em um mundo 100% dominado pela vida social online”, comemora o executivo, que já conta com uma coleção com cerca de 600 títulos. “O que não representa nem 5% dos 12.000 novos jogos lançados em um ano”, completa ele.

Aos poucos, toda essa experiência com os jogos de tabuleiro passou a se refletir também em sua vida profissional. Paulo relata que após dedicar uma quantidade de tempo significativa para os jogos, era natural que sempre ao descansar refletisse sobre os ganhos após o jogo. Dessa forma, passou a aplicar essa experiência em reuniões de operação, alocação de recursos e processos de tomada de decisão: “Também exercitava habilidades como dedução, execução tática, criação de estratégias e balanço de tomada de risco, entre outras.”

CINCO JOGOS QUE AUXILIAM NO ESTUDO PARA CONCURSO PÚBLICO

Star Wars Destiny

O jogo desperta o raciocínio lógico. Para jogar, é preciso ter um conhecimento prévio da saga, mas nada que interfira nas tomadas de decisões rápidas que deverão ser feitas. Desenvolve também a criação de estratégias.

Blood Rage

O jogo exige dos participantes controle e estratégias para combater os adversários. Além disso, ajuda também na percepção de quais são as melhores ferramentas a serem utilizadas, assim como na escolha pelo melhor material de estudo.

Captain Sonar

É um dos mais lúdicos, que estimula o trabalho em equipe. Desperta a vontade pela busca por ajudas e criação de táticas diversas até chegar ao objetivo.

Onitama

Onitama é um jogo aparentemente simples, mas que exige muita percepção dos jogadores. Desenvolve análises preditivas e muita lógica, além de tomadas de decisões rápidas e racionais, com a consciência do risco.

Coup

É um jogo ágil, que requer uma rápida leitura de sinais. Pode ser adaptado e usado por pessoas de diferentes idades e áreas de formação. Nele, também é possível trabalhar a percepção se o oponente está falando a verdade, identificando, por exemplo, se uma pegadinha está pela frente.

Esses cinco jogos trabalham diversas habilidades, de acordo com o perfil do concurseiro. No entanto, a maioria deles desenvolve lógica, tomada de decisão, trabalho sob pressão, dedução e desenvolvimento da capacidade analítica. Segundo o Paulo Fernandes, essas características devem ser sempre trabalhadas pelos candidatos de concurso, pois ajudam a lidar com a rotina intensa de provas e testes.

JOGOS EM GRUPO AJUDAM A MINIMIZAR ESTRESSE

Para Paulo, mais do que adaptar os jogos à rotina de estudos, é preciso utilizá-los como ferramenta de descompressão, manutenção da agenda social e de lazer do concurseiro. Dessa maneira, reduz a pressão do aprendizado. E os treinos podem se tornar regulares para facilitar a organização do planejamento semanal do grupo.

“O aprendizado acontece de forma natural, respeitando a capacidade de absorção, limitações por cansaço, estafa e estresse do concurseiro. Os ganhos serão incrementais e naturais com a regularidade dos encontros.”

PARTICIPANTES PODEM JOGAR INDIVIDUALMENTE

Os jogos em grupo são mais indicados justamente por trabalharem também o aspecto social, mas existem opções de módulos e formatos individuais.

Para aqueles que não optarem pelos jogos coletivos, o especialista sugere o Mansion of Madness, lançamento recente que permite de um a cinco jogadores. No jogo, é preciso desvendar mistérios e decifrar enigmas em uma mansão dominada por entidades extremamente poderosas. Ele ainda conta com a ajuda de um aplicativo, que narra toda a história do jogo e guia o grupo, ou o competidor individualmente, por todas as etapas.

ESPECIALISTA PEDE CUIDADO COM O EXCESSO

Embora não falte diversão, é preciso moderação sempre. Os jogos, principalmente os mais modernos, carregam componentes sofisticados e com produções mais elaboradas, que chamam muita atenção. Em muitos casos os jogadores acabam pecando pelo excesso, o que não é o objetivo. Como qualquer outro hobby, se não for bem administrado pode desviar a atenção e atrapalhar até mesmo o convívio na sociedade. E é sempre bom cuidar para não chegar ao vício. Mas vale ressaltar que eles não levam prejuízo físico ou emocional para o jogador.

Outra vantagem dos jogos em grupo, segundo Paulo, é a capacidade de autorregulação, pois estabelecem rotinas, programações e criam hábitos compartilhados. “Não existe relato de pessoas diagnosticadas como viciados em jogos de tabuleiro. Existem grupos de usuários com alta frequência e intensidade de jogos, mas sem diagnóstico de vício”, afirma ele.

Paulo recomenda que os concurseiros interessados em inserir os jogos na rotina de estudos procurem nas redes sociais por grupos e pontos de encontros de jogadores. Assim, é possível experimentar diferentes tipos de jogos sem precisar fazer um investimento alto de tempo ou recursos. São muitos os jogos no mercado, e cada um deles explora habilidades e estímulos diferentes. Portanto, se você não gostar de um, terá um grande leque de opções.

FONTE: FOLHA DIRIGIDA

 
GOSTOU? CONVIDE SEUS AMIGOS E VENHA JOGAR :)
 
error:
Open chat