Divirta-se com os livros-jogos Aventuras Fantásticas

Antes de mais nada, é preciso explicar uma coisa: os livro-jogos, ou gamebooks, não são RPG. Apesar de terem temáticas e até sistemas de regras semelhantes, de terem apresentado à maioria de nós ao fantástico universo rpgístico, os livros-jogos não são realmente RPG. A diferença é que todo livro-jogo tem começo, meio e fim, assim como qualquer outro livro. Já num jogo de RPG as opções são infinitas. O limite é a imaginação (ou a falta dela), a criatividade dos jogadores e a interpretação das regras. Por isso, um livro-jogo não é RPG de verdade.

A galera que tem 30 e poucos anos, conheceu não só as Aventuras Fantásticas, mas também outros livros-jogos. Teve a série ‘E Agora Você Decide’, da Editora Ediouro, que publicou as coleções ‘Enrola e Desenrola’ e ‘Escolha sua Aventura’ (eu tive um destes!). Foram mais de 40 livros publicados no Brasil de 1985 até 1992. Dentre os títulos estão A Fórmula da Confusão, A Gruta do Tempo, O Viajante do Tempo, O Vingador do Vídeo, O Abominável Homem da Neve e A Tribo Perdida.

Nestes livros-jogos, a gente só precisava ler, escolher um caminho e passear pelas folhas, conforme as orientações do rodapé das páginas. Eram dadas as opções e o número da página que deveríamos ir ao fazermos nossas escolhas. Podíamos fazer as escolhas certas, ter um final feliz, se perder dentro da história, ter um final triste, ou até morrer por causa de uma decisão errada.

Já a coleção Aventuras Fantásticas, ou Fighting Fantasy, tinha um formato mais parecido com RPG. Havia uma planilha para anotar as características do personagem e os combates eram decididos com o lance de dados. Essa série de livros-jogos foi criada em 1982 pelos ingleses Ian Livingstone e Steve Jackson, misturando o conceito de RPG com os gamebooks já existentes. O primeiro livro-jogo, O Feiticeiro da Montanha de Fogo, foi lançado em agosto de 1982 e, em poucas semanas, vendeu 20 mil cópias.

O cenário da maioria dos livros-jogos Aventuras Fantásticas é o mundo ficcional de Titan. Dos 59 títulos originais, 46 são baseados nessa ambientação. Assim como os cenários de fantasia utilizados nos RPG, Titan corresponde à Europa medieval, mas com magia, monstros e diversas raças inteligentes não-humanas. Titan tem três continentes: Allansia, Khul e o Mundo Antigo.

Como jogar Aventuras Fantásticas
As Aventuras Fantásticas têm regras bastante simples. Com algumas variações de livro para livro, os atributos básicos de um personagem são: Habilidade, Energia e Sorte. Todas as habilidades são testadas com rolamentos de D6 e os testes são feitos rolando 2D6 mais a soma do atributo correspondente. Alguns livros de Aventuras Fantásticas acrescentam ainda os atributos Medo, Sanidade e Magia.

Habilidade: habilidade em combate do personagem e sua competência em infligir danos ou usar força. (1D6+6).
Energia: são os “pontos de vida” do personagem, sua capacidade de suportar ferimentos (2D6+12).
Sorte: são todos os testes onde o destino pode ser alterado. A sorte é usada para alterar resultados ao longo da história, para aumentar o dano causado ou para diminuir o dano sofrido (1D6+6).

Aventuras Fantásticas no Brasil
Em 1995, a série Aventuras Fantásticas foi cancelada nos EUA. Foi retomada pela editora britânica Wizard Books em 2002, que publica os livros-jogos até hoje. No Brasil, as Aventuras Fantásticas foram lançadas pelas editoras Marques Saraiva, Caladwin e Jambô Editora.

Pela Marques Saraiva foram 28 livros-jogos Aventuras Fantásticas, além de outros da série Artes Mágicas (Sorcery), série Crônicas de Creta, livros de apoio para jogos em grupo e romances.

Série Aventuras Fantásticas
1.A Cidadela do Caos
2.O Feiticeiro da Montanha de Fogo
3.A Floresta da Destruição
4.A Cidade dos Ladrões
5.O Calabouço da Morte
6.A Nave Espacial Traveller
7.O Templo do Terror
8.As Coligações de Kether
9.Mares de Sangue
10.Encontro Marcado com M.E.D.O.
11.Planeta Rebelde
12.Demônios das Profundezas
13.A Cripta do Vampiro
14.Robô Comando
15.Prova dos Campeões
16.O Guerreiro das Estradas
17.As Cavernas da Feiticeira da Neve
18.A Espada do Samurai
19.O Ladrão da Meia-Noite
20.Mansão das Trevas
21.Fantasmas do Medo
22.O Talismã da Morte
23.Fortaleza dos Pesadelos
24.Punhais da Escuridão
25.A Cripta do Feiticeiro
26.Exércitos da Morte
27.Escravos do Abismo
28.Sky Lord
29.O Saqueador de Charadas

Série Aventuras Fantásticas – Fúria de Príncipes
1.O Caminho do Guerreiro
2.O Caminho do Feiticeiro

Série Aventuras Fantásticas Mitológicas (ou Crônicas de Creta)
1.O Feudo Sangrento de Alteu
2.Na Corte do Rei Minos
3.O Retorno do Errante

Série Artes Mágicas! (ou Magia!)
1.As Montanhas Shamutanti
2.Kharé – Porto dos Ardis
3.As Sete Serpentes

Em 2006, a Caladwin Editora lançou adaptações das Aventuras Fantásticas para o Sistema d20. Publicou neste mesmo ano, O Feiticeiro da Montanha de Fogo e, em 2008, As Cavernas da Feiticeira da Neve.

Em maio de 2009, a editora Jambô começou a republicar as Aventuras Fantásticas, com o nome original Fighting Fantasy. As mudanças nas reedições são a nova arte na capa e alteração de alguns nomes internos. As ilustrações e a história foram mantidas.

Livros-jogos publicados pela Jambô:
A Ilha do Rei Lagarto
Retorno à Montanha de Fogo
Viver ou Morrer
Exércitos da Morte
Desafio dos Campeões
Viver ou Morrer Volume 2
Seu Turno: A Aventura Começa
As Cavernas da Bruxa da Neve
A Floresta da Destruição
A Mansão do Inferno
A Cripta do Feiticeiro
A Cidade dos Ladrões
Criatura Selvagem
A Masmorra da Morte

Estes livros podem ser adquiridos no site da Jambô Editora.

E então, o que você está esperando para viver as suas Aventuras Fantásticas?

FONTE: GAROTAS GEEK

 
GOSTOU? CONVIDE SEUS AMIGOS E VENHA JOGAR :)